APARIÇAO DE JESUS


                   A ressurreição de Jesus segundo o novo testamento:

 

    Aparições de Jesus segundo o evangelho de Mateus

Mateus 28: 1 no findar do sábado, ao entrar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. 2 e eis que houve um grande terremoto; porque um anjo do senhor desceu do céu, chegou-se, removeu a pedra e assentou-se sobre ela. 3 o seu aspecto era como um relâmpago, e a sua veste, alva como a neve. 4 e os guardas tremeram espavoridos e ficaram como se estivessem mortos. 5 mas o anjo, dirigindo-se às mulheres, disse: não temais; porque sei que buscais Jesus , que foi crucificado. 6 ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Vinde ver onde ele jazia. 7 ide, pois, depressa e dizei aos seus discípulos que ele ressuscitou dos mortos e vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis. É como vos digo! 8 e, retirando-se elas apressadamente do sepulcro, tomadas de medo e grande alegria, correram a anunciá-lo aos discípulos. 9 e eis que Jesus veio ao encontro delas e disse: salve! E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés e o adoraram. 10 então, Jesus lhes disse: não temais! Ide avisar a meus irmãos que se dirijam à Galiléia e lá me verão. 16 seguiram os onze discípulos para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes designara. 17 e, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. 18  Jesus , aproximando-se, falou-lhes, dizendo: toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.

 

Aparições de Jesus segundo Mateus:

Maria Madalena e a outra Maria. Depois na Galiléia aos onze.

 

Aparições de Jesus segundo o evangelho de Marcos

Marcos 16:1 passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem embalsamá-lo. 2 e, muito cedo, no primeiro dia da semana, ao despontar do sol, foram ao túmulo. 3 diziam umas às outras: quem nos removerá a pedra da entrada do túmulo? 4 e, olhando, viram que a pedra já estava removida; pois era muito grande. 5 entrando no túmulo, viram um jovem assentado ao lado direito, vestido de branco, e ficaram surpreendidas e atemorizadas. 6 ele, porém, lhes disse: não vos atemorizeis; buscais a Jesus   , o nazareno, que foi crucificado; ele ressuscitou, não está mais aqui; vede o lugar onde o tinham posto. 7 mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vai adiante de vós para a Galiléia; lá o vereis, como ele vos disse. 8 e, saindo elas, fugiram do sepulcro, porque estavam possuídas de temor e de assombro; e, de medo, nada disseram a ninguém.

 

Aparições de Jesus segundo Marcos:

Maria Madalena, Maria e Salomé.

Para os onze irem para Galiléia que lá Jesus apareceria para eles.

 

Aparições de Jesus segundo o evangelho de Lucas

Lucas 24: 1 mas, no primeiro dia da semana, alta madrugada, foram elas ao túmulo, levando os aromas que haviam preparado. 2 e encontraram a pedra removida do sepulcro; 3 mas, ao entrarem, não acharam o corpo do senhor Jesus . 4 aconteceu que, perplexas a esse respeito, apareceram-lhes dois varões com vestes resplandecentes. 5 estando elas possuídas de temor, baixando os olhos para o chão, eles lhes falaram: por que buscais entre os mortos ao que vive? 6 ele não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos de como vos preveniu, estando ainda na Galiléia, 7   quando disse: importa que o filho do homem seja entregue nas mãos de pecadores, e seja crucificado, e ressuscite no terceiro dia. 8 então, se lembraram das suas palavras. 9 e, voltando do túmulo, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os mais que com eles estavam. 10 eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago; também as demais que estavam com elas confirmaram estas coisas aos apóstolos. 11 tais palavras lhes pareciam um como delírio, e não acreditaram nelas. 12 Pedro , porém, levantando-se, correu ao sepulcro. E, abaixando-se, nada mais viu, senão os lençóis de linho; e retirou-se para casa, maravilhado do que havia acontecido. 13 naquele mesmo dia, dois deles estavam de caminho para uma aldeia chamada Emaús, distante de Jerusalém sessenta estádios. 14 e iam conversando a respeito de todas as coisas sucedidas. 15 aconteceu que, enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e ia com eles. 16 os seus olhos, porém, estavam como que impedidos de o reconhecer. 17 então, lhes perguntou Jesus : que é isso que vos preocupa e de que ides tratando à medida que caminhais? E eles pararam entristecidos. 18 um, porém, chamado Cleopas, respondeu, dizendo: és o único, porventura, que, tendo estado em Jerusalém, ignoras as ocorrências destes últimos dias? 19 ele lhes perguntou: quais? E explicaram: o que aconteceu a Jesus, o nazareno, que era varão profeta, poderoso em obras e palavras, diante de Deus e de todo o povo, 20 e como os principais sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. 21 ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de redimir a Israel ; mas, depois de tudo isto, é já este o terceiro dia desde que tais coisas sucederam. 22 é verdade também que algumas mulheres, das que conosco estavam, nos surpreenderam, tendo ido de madrugada ao túmulo; 23 e, não achando o corpo de Jesus , voltaram dizendo terem tido uma visão de anjos, os quais afirmam que ele vive. 24 de fato, alguns dos nossos foram ao sepulcro e verificaram a exatidão do que disseram as mulheres; mas não o viram. 25 então, lhes disse Jesus : ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! 26 porventura, não convinha que o cristo padecesse e entrasse na sua glória? 27 e, começando por Moisés, discorrendo por todos os profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as escrituras. 28 quando se aproximavam da aldeia


para onde iam, fez ele menção de passar adiante. 29 mas eles o constrangeram, dizendo: fica conosco, porque é tarde, e o dia já declina. E entrou para ficar com eles. 30 e aconteceu que, quando estavam à mesa, tomando ele o pão, abençoou-o e, tendo-o partido, lhes deu; 31 então, se lhes abriram os olhos, e o reconheceram; mas ele desapareceu da presença deles. 32 e disseram um ao outro: porventura, não nos ardia o coração, quando ele, pelo caminho, nos falava, quando nos expunha as escrituras? 33 e, na mesma hora, levantando-se, voltaram para Jerusalém, onde acharam reunidos os onze e outros com eles,

34 os quais diziam: o senhor ressuscitou e já apareceu a Simão! 35 então, os dois contaram o que lhes acontecera no caminho e como fora por eles reconhecido no partir do pão. 36 falavam ainda estas coisas quando Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: paz seja convosco! 37 eles, porém, surpresos e atemorizados, acreditavam estarem vendo um espírito. 38 mas ele lhes disse: por que estais perturbados? E por que sobem dúvidas ao vosso coração? 39 vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e verificai, porque um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.

40 dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. 41 e, por não acreditarem eles ainda, por causa da alegria, e estando admirados, Jesus lhes disse: tendes aqui alguma coisa que comer? 42 então, lhe apresentaram um pedaço de peixe assado e um favo de mel. 43 e ele comeu na presença deles. 44 a seguir, Jesus lhes disse: são estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na lei de Moisés, nos profetas e nos salmos.

45 então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as escrituras; 46 e lhes disse: assim está escrito que o cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia 47 e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém. 48 vós sois testemunhas destas coisas. 49 eis que envio sobre vós a promessa de meu pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder. 50 então, os levou para Betânia e, erguendo as mãos, os abençoou. 51   aconteceu que, enquanto os abençoava, ia-se retirando deles, sendo elevado para o céu. 52 então, eles, adorando-o, voltaram para Jerusalém, tomados de grande júbilo; 53 e estavam sempre no templo, louvando a Deus.

 

Aparições de Jesus segundo Lucas:

A cleófas e um companheiro no caminho para emaús. A Pedro em Jerusalém.

Aos discípulos em Jerusalém.

 

Aparições de Jesus segundo o evangelho de João

João   20: 1 no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu que a pedra estava revolvida. 2 então, correu e foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo, a quem Jesus amava, e disse-lhes: tiraram do sepulcro o senhor, e não sabemos onde o puseram. 3 saiu, pois, Pedro e o outro discípulo e foram ao sepulcro. 4 ambos corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro; 5 e, abaixando-se, viu os lençóis de linho; todavia, não entrou. 6 então, Simão Pedro , seguindo-o, chegou e entrou no sepulcro. Ele também viu os lençóis, 7 e o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus , e que não estava com os lençóis, mas deixado num lugar à parte. 8 então, entrou também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e viu, e creu. 9 pois ainda não tinham compreendido a escritura, que era necessário ressuscitar ele dentre os mortos. 10 e voltaram os discípulos outra vez para casa. 11   Maria, entretanto, permanecia junto à entrada do túmulo, chorando. Enquanto chorava, abaixou-se, e olhou para dentro do túmulo, 12 e viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde o corpo de Jesus fora posto, um à cabeceira e outro aos pés. 13 então, eles lhe perguntaram: mulher, por que choras? Ela lhes respondeu: porque levaram o meu senhor, e não sei onde o puseram. 14 tendo dito isto, voltou-se para trás e viu Jesus     em pé, mas não reconheceu que era Jesus . 15 perguntou-lhe Jesus : mulher, por que choras? A quem procuras? Ela, supondo ser ele o jardineiro, respondeu: senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei. 16 disse-lhe Jesus : Maria! Ela, voltando-se, lhe disse, em hebraico: raboni (que quer dizer mestre)! 17 recomendou-lhe Jesus    : não me detenhas; porque ainda não subi para meu pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: subo para meu pai e vosso pai, para meu Deus e vosso Deus. 18 então, saiu Maria Madalena anunciando aos discípulos: vi o senhor! E contava que ele lhe dissera estas coisas. 19 ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus , pôs-se no meio e disse-lhes: paz seja convosco! 20 e, dizendo isto, lhes mostrou as mãos e o lado. Alegraram-se, portanto, os discípulos ao verem o senhor. 21 disse-lhes, pois, Jesus outra vez: paz seja convosco! Assim como o pai me enviou, eu também vos envio.

 

Aparições de Jesus segundo João: A Maria Madalena.

Aos discípulos em Jerusalém.

A Tomé e demais discípulos em Jerusalém. A alguns discípulos em Tiberíades.


Aparições de Jesus segundo o apostolo Paulo

I Corintios 15: 1 irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais; 2 por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão. 3 antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as escrituras, 4 e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as escrituras. 5 e apareceu a Cefas e, depois, aos doze. 6 depois, foi visto por mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maioria sobrevive até agora; porém alguns já dormem. 7 depois, foi visto por Tiago, mais tarde, por todos os apóstolos 8 e, afinal, depois de todos, foi visto também por mim, como por um nascido fora de tempo.

 

Aparições de Jesus segundo Paulo: I Corintios capítulo 15:

Primeira aparição: a Cefas; não cita o lugar. Segunda aparição: aos doze; não cita o lugar.

Terceira aparição: para mais de 500 irmãos. Não cita o lugar. Quarta aparição: a Tiago irmão de Jesus. Não cita o lugar.

Quinta aparição: aos doze apóstolos; não cita o lugar.

 

Comentários sobre as aparições de Jesus.

Mateus 28:

Primeira aparição: a marta e a outra Maria, no caminho de volta do túmulo (“... ide dizer aos meus irmãos que vão à Galiléia e me verão”).

Segunda aparição: aos discípulos na Galiléia.

 

João 20:

Primeira aparição: apenas a Maria Madalena, e do lado de fora do túmulo.

Segunda aparição: aos discípulos, mas em Jerusalém, e não na Galiléia conforme registra Mateus . Terceira aparição: a Tomé e demais discípulos. Também em Jerusalém.

Quarta aparição: a alguns discípulos junto ao mar de Tiberíades, na Galiléia.

 

A divergência é tão acentuada, mais tão acentuada entre esses dois companheiros de Jesus, tornando-se difícil concluirmos que Mateus e João relatam um mesmo evento de maneira completamente diferente. Das duas, uma: ou João realmente fantasia o relato, isto é, tem uma imaginação fértil, conforme nos levam a crer os seus escritos, ou seu evangelho, escrito lá por volta do ano 100 a 110 da nossa era, fora vitima de tópicos acrescentados, os mais diversos, posteriormente intercalados. Comecei com Mateus e João porque os dois eram (pseudos) apóstolos e teoricamente viveram juntos com Jesus e foram testemunhas oculares da vida de Jesus. Devido Mateus e João receberem os créditos da composição dos evangelhos que levam seus nomes, se esperaria deles como testemunhas oculares, uma certa coesão na narrativa dos acontecimentos e dos fatos descritos nos dois evangelhos. Porém não é o que se vê, parece que um dos dois faltou no ensaio e por fim temos dois testemunhos totalmente conflitantes. Um amigo meu costuma dizer que; se ele fosse um delegado de policia, e chamasse para depor Mateus, Marcos, Lucas e João, sobre os fatos e narrativas da paixão, crucificação de Jesus e para saber quem matou Jesus, ele costuma dizer que com estes quatro testemunhos diferentes e conflitantes, ele na condição de delegado mandaria prender os quatro, ou seja, mandaria prender Mateus, Marcos, Lucas   e João como suspeitos por terem dado testemunhos tão discrepantes.

 

Obs.: se considerarmos que os tais Mateus e João eram apóstolos. Porém os estudiosos e especialistas não acreditam que tenham sido os apóstolos que escreveram os evangelhos e sim discípulos de suas comunidades que usaram seus nomes. Isto talvez explique as divergências dos evangelhos, ou seja, nenhum dos escritores dos quatro evangelhos teriam sido testemunhas oculares, mas sim discípulos de terceira ou quarta geração das comunidades que os apóstolos fundaram.


Vejamos agora o que nos diz Marcos e Lucas que não eram apóstolos:

Marcos capitulo 16

Primeira aparição: a Maria Madalena e Maria mãe de Tiago e Salomé apareceu um mancebo vestido de branco que disse que Jesus havia ressuscitado e não estava mais ali, para elas irem avisar os discípulos que Jesus iria adiante deles para a Galiléia. Só consideraremos até o versículo 8 porque do versículo 9 até o 20 são acréscimos do século IV. Também o anjo disse para elas avisarem os demais para irem para a Galiléia que ele Jesus os esperaria e eles o veriam.

 

Lucas capitulo 24

Primeira aparição: a Cleófas e um seu companheiro a caminho de emaús. Segunda aparição: somente a Pedro, em Jerusalém.

Terceira aparição: aos discípulos em Jerusalém.

 

Enquanto Mateus e Marcos atribuem as duas Marias a primeira aparição de Jesus no caminho de volta ao túmulo, Lucas  nega-a, atribuindo-a primeiramente a Cléofas e seu companheiro a caminho de Emaús.

 

A segunda aparição Mateus diz que foi aos discípulos na Galiléia, tirando os versículos acrescentados do evangelho de Marcos que são do versículo 9 ao 20 do capitulo 16, coisa esta que não é novidade, pois até a bíblia Almeida RA – NTLH -, mantêm estes versículos entre colchetes, e nas edições de estudos, nas notas de rodapé, dizem que os versículos não existem nos melhores manuscritos gregos, voltando ao nosso tema; tirando esses versículos o evangelho de Marcos termina com a ordem dada pelo anjo para os discípulos irem para a Galiléia que lá verão Jesus, está afinadíssimo com o evangelho de Mateus que narra essa aparição na Galiléia. Porém os evangelhos de Lucas e de João estão em grande conflito; Lucas diz que Jesus apareceu primeiro aos dois discípulos que iam para emaús enquanto João diz que Jesus apareceu primeiro para Maria Madalena em Jerusalém ainda no tumulo do lado de fora. A segunda aparição Lucas diz que Jesus apareceu somente para Pedro, já João diz que Jesus apareceu para os discípulos em Jerusalém. Na terceira aparição Lucas diz que Jesus apareceu para os discípulos em Jerusalém enquanto João diz que Jesus apareceu para Tomé e demais discípulos também em Jerusalém. E por fim na quarta aparição apenas João cita que Jesus apareceu para alguns discípulos junto ao mar de Tiberiades na Galiléia. E o que falar dos relatos de Paulo a respeita da aparição de Jesus que cita 5 aparições e não cita os lugares e cita uma sexta aparição que foi a ele Paulo na estrada de damasco, nos cinco testemunhos nenhum se encontra afinado com o outro, dando a impressão que todos faltaram nos ensaios e esqueceram o que tinham de dizer. É lamentável ainda se ouvir falar na inerrância do novo testamento após tantos relatos desencontrados.

 

Em relação à ascensão de Jesus aos céus, em Lucas a ascensão ocorre em Betânia, isto é, nas proximidades de Jerusalém, enquanto Mateus garante ter sido na longínqua Galiléia.

 

Como vemos Jesus precisaria ser mágico para aparecer a pessoas diferentes em lugares diferentes em ordem cronológicas diferentes e ascender aos céus em lugares diferentes e assim por diante.

Seria o novo testamento inerrante ou nos é que somos incrédulos e não podemos pensar, e assim deixar de exercer nosso direito de questionar tremendas discrepâncias no novo testamento?


Quadro sinóptico da ressurreição e aparições de Jesus nos Evangelhos

 

 

MATEUS 28:

1   No findar do sábado, ao entrar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.

2   E eis que houve um grande terremoto; porque um anjo do Senhor desceu do céu, chegou-se, removeu a pedra e assentou- se sobre ela.

3   O seu aspecto era como um relâmpago, e a sua veste, alva como a neve.

4   E os guardas tremeram espavoridos e ficaram como se estivessem mortos.

5   Mas o anjo, dirigindo-se às mulheres, disse: Não temais; porque sei que buscais JESUS, que foi crucificado.

6   Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Vinde ver onde ele jazia.

7   Ide, pois, depressa e dizei aos seus discípulos que ele ressuscitou dos mortos e vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis. É como vos digo!

8   E, retirando-se elas apressadamente do sepulcro, tomadas de medo e grande alegria, correram a anunciá-lo aos discípulos.

9   E eis que JESUS veio ao encontro delas e disse: Salve! E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés e o adoraram.

10   Então, JESUS lhes disse: Não temais! Ide avisar a meus irmãos que se dirijam à Galiléia e me verão.

16   Seguiram os onze discípulos para a Galiléia, para o monte que JESUS lhes designara.

17   E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.

18   JESUS, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.

 

MARCOS 16:

1   Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem embalsamá-lo.

2   E, muito cedo, no primeiro dia da semana, ao despontar do sol, foram ao túmulo.

3   Diziam umas às outras: Quem nos removerá a pedra da entrada do túmulo?

4   E, olhando, viram que a pedra já estava removida; pois era muito grande.

5   Entrando no túmulo, viram um jovem assentado ao lado direito, vestido de branco, e ficaram surpreendidas e atemorizadas.

6   Ele, porém, lhes disse: Não vos atemorizeis; buscais a JESUS, o Nazareno, que foi crucificado; ele ressuscitou, não está mais aqui; vede o lugar onde o tinham posto.

7   Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vai adiante de vós para a Galiléia; lá o vereis, como ele vos disse.

8   E, saindo elas, fugiram do sepulcro, porque estavam possuídas de temor e de assombro; e, de medo, nada disseram a ninguém.

 

LUCAS 24:

1   Mas, no primeiro dia da semana, alta madrugada, foram elas ao túmulo, levando os aromas que haviam preparado.

2   E encontraram a pedra removida do sepulcro;

3   mas, ao entrarem, não acharam o corpo do Senhor JESUS.

4   Aconteceu que, perplexas a esse respeito, apareceram-lhes dois varões com vestes resplandecentes.

5   Estando elas possuídas de temor, baixando os olhos para o chão, eles lhes falaram: Por que buscais entre os mortos ao que vive?

6   Ele não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos de como vos preveniu, estando ainda na Galiléia,

7   quando disse: Importa que o Filho do Homem seja entregue nas mãos de pecadores, e seja crucificado, e ressuscite no terceiro dia.

8    Então, se lembraram das suas palavras.

9   E, voltando do túmulo, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os mais que com eles estavam.

10   Eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago; também as demais que estavam com elas confirmaram estas coisas aos apóstolos.

11   Tais palavras lhes pareciam um como delírio, e não acreditaram nelas.

12   Pedro, porém, levantando-se, correu ao sepulcro. E, abaixando-se, nada mais viu, senão os lençóis de linho; e retirou-se para casa, maravilhado do que havia acontecido.

13  Naquele mesmo dia, dois deles estavam de caminho para uma aldeia chamada Emaús, distante de Jerusalém sessenta estádios.

14   E iam conversando a respeito de todas as coisas sucedidas.

15   Aconteceu que, enquanto conversavam e discutiam, o próprio JESUS se aproximou e ia com eles.

16   Os seus olhos, porém, estavam como que impedidos de o reconhecer.

17   Então, lhes perguntou JESUS: Que é isso que vos preocupa e de que ides tratando à medida que caminhais? E eles pararam entristecidos.

18   Um, porém, chamado Cleopas, respondeu, dizendo: És o único, porventura, que, tendo estado em Jerusalém, ignoras as ocorrências destes últimos dias?

 

33   E, na mesma hora, levantando-se, voltaram para Jerusalém, onde acharam reunidos os onze e outros com eles,

34   os quais diziam: O Senhor ressuscitou e já apareceu a Simão!

35   Então, os dois contaram o que lhes acontecera no caminho e como fora por eles reconhecido no partir do pão.

36    Falavam ainda estas coisas quando


 

 

 

JESUS apareceu no meio deles e lhes disse: Paz seja convosco!

37 Eles, porém, surpresos e atemorizados, acreditavam estarem vendo um espírito.

 

 

47   e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém.

48    Vós sois testemunhas destas coisas.

49   Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.

50   Então, os levou para Betânia e, erguendo as mãos, os abençoou.

51   Aconteceu que, enquanto os abençoava, ia- se retirando deles, sendo elevado para o céu.

52   Então, eles, adorando-o, voltaram para Jerusalém, tomados de grande júbilo;

53   e estavam sempre no templo, louvando a Deus.

 

APARIÇÕES DE JESUS:

 

1.        MARIA MADALENA E A OUTRA MARIA.

2.        DEPOIS NA GALILÉIA AOS ONZE.

 

APARIÇÕES DE JESUS:

UM ANJO APARECE À MARIA MADALENA, MARIA E SALOMÉ E PEDE QUE ELAS AVISEM OS DISCIPULOS PARA IREM PARA A GALILÉIA QUE APARECERÁ PARA ELES.

 

 

 

APARIÇÕES DE JESUS:

1.        A CLEÓFAS E UM COMPANHEIRO NO CAMINHO PARA EMAÚS.

2.        A PEDRO EM JERUSALÉM.

3.        AOS DISCIPULOS EM BETÂNIA.

 

Perceba a diferença nos relatos da ressurreição:

·         Marcos diz que um anjo apareceu para as mulheres e as avisou para dizer aos discípulos irem para a galiléia que apareceria para eles, isto considerando apenas os versos 1-8 e não considerando os acréscimos dos versos 9-20.

·         Mateus diz que Jesus apareceu para Maria madalena e a outra Maria e pediu para elas avisarem os discípulos para eles iram para a galiléia que lá aparecerá para eles, e assim foi, eles se dirigiram para a galiléia e Jesus pareceu para eles num monte.

·         Lucas embola todo o meio de campo e diz que Jesus não apareceu às mulheres, que quem elas viram foram dois anjos que anunciaram que Jesus tinha ressuscitado. Que Pedro foi ao sepulcro e não o viu, vendo apenas os lençóis de linho e o sepulcro vazio. Diz ainda que Jesus apareceu primeiro para dois discípulos no caminho de emaús. Diz que depois apareceu a Pedro e por último aos discípulos em Jerusalém. Alias, todas estas aparições exceto a dos dois primeiros discípulos foram em Jerusalém.

 

Como você pode observar os relatos são muito conflitantes, e não se sabe quem está dizendo a verdade tanto da seqüência correta dos fatos como dos fatos em si. O que sabemos é a ordem cronológica que foram escritos os evangelhos:

·         Marcos entre os anos 70 ao 80 do I século.

·         Mateus entre os anos 80 e 90 do I século.

·         Lucas entre os anos 90 e 100 do I século.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FARSA DO DIZIMO

A VERDADE SOBRE O SUCRILHOS KELLOGG